Saúde Água Alcalina Água Ionizada Água Magnetizada

A saúde de seu fígado

A saúde de seu fígado

O que é Gordura no fígado?
Gordura no fígado, também chamada de esteatose hepática, ocorre quando as células do fígado começam a ser infiltradas por células de gordura (triglicérides). É normal ter um pouco de gordura neste órgão, mas quando mais de 5 a 10% dele é composto de gordura o quadro deve ser tratado.
Com o tempo, a presença de gordura no fígado pode causar um processo de inflamação no corpo chamado de esteato-hepatite, que se não for identificado e tratado pode evoluir para cirrose.
Por sorte, o quadro é reversível com as mudanças de estilo de vida indicadas por seu médico.


Causas
O que provoca a gordura no fígado?
Os quadros de gordura no fígado são divididos de acordo com suas causas:

Esteatose hepática alcoólica
Como o nome diz, a esteatose hepática alcoólica se desenvolve em pessoas que bebem com muita frequência, principalmente pessoas que sofrem com alcoolismo.

Esteatose hepática não alcoólica
Gordura no fígado de causas não alcoólicas pode ocorrer por diversos quadros, tais como:


Gordura no fígado tem cura?
Ante do mais, consultar um médico para ter o dignóstico. Seguindo o tratamento adequado, o paciente tem altas chances de regredir o quadro de gordura no fígado ou ao menos estabilizá-lo.
Mesmos os casos em que a doença já evoluiu para cirrose podem ser controlados antes que o fígado seja completamente atacado. Por isso a importância do diagnóstico precoce.


Prevenção
Como evitar gordura no fígado?
O ideal é prevenir as causas possíveis de gordura no fígado, como obesidade, triglicérides e colesterol alto, diabetes, entre outros.
Um meio geral de prevenir estes problemas é levando uma vida saudável, exercitando-se regularmente e com uma alimentação equilibrada, rica em carboidratos integrais, gorduras boas e proteínas magras. A ingestão de uma água de qualidade irá ajudar na saúde de seu figado.

Fontes:
Hepatologista Leonardo Mota, especialista do Hospital São Camilo (SP)
Gastroenterologista Ricardo Barbuti (CRM-SP 66.103), especialista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP)
Gastroenterologista e hepatologista Cibele Ferrarini (CRM-SP 47.359)

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?